segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Resenha...
  Olá .. Hoje vamos ter uma resenha de um livro em que eu amo muiito muiito mesmo to lendo ja er a segunda vez por que er particulamente ótimo então vim fazer a resenha pra vocês e recomendar .





Título: A Guerra dos Tronos
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 1
Autor: George R. R. Martin
Edição: 1
Editora: LeYa
Ano: 2010
Páginas: 592

Classificação: 5/5







Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

Certo, acho que essa vai ser umas das resenhas mais difíceis que já escrevi (ou tentei) da minha vida que é do pequenininho (risos) A Guerra dos Tronos da tão aclamada série As Crônicas de Gelo e Fogo, então acho que já comecei né (mais risos) vamos lá! 

O livro estava na internet  há um tempo e eu sempre ensaiava pra poder comprar , mas confesso que ele me assustava um pouco pelo tamanho  e pelo preço – ele é enorme com uma letra minúscula –  já tinha ouvido falar muito bem, mas muito bem MESMO, dessa série – e com certeza ela já me conquistou, como já conquistou a muitos pelo mundo a fora. Então vocês me perguntam por que vai ser uma resenha difícil de escrever? Por que o livro é SIMPLESMENTE COMPLEXO em todos os seus detalhes, é fantástico e o mais complicado vai ser fazer uma sinopse sem spoilers que te deixe interessado no livro e que te coloque por dentro da história, então resolvi fazer diferente, vai ser uma breve resumida da história e logo em seguida alguns personagens em destaque do livro para você ficar a par um pouco de alguns personagens da história.
Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno uma vida inteira, vive Lorde Eddard Stark (conhecido também por Ned) em seu Castelo em Winterfell ao norte, junto com sua mulher Catelyn Stark e seus filhos Robb, Sansa, Arya, Bran, Rickon e seu filho bastardo Jon Snow (uns dos meus personagens favoritos) a Casa Stark tem como lema: O Inverno está  Chegando . A pedido do Rei Robert Baratheon seu amigo de longa data Ned parte para Porto Real para ser Mão do Rei (devido à morte de Jon Arryn antiga Mão) levando suas filhas, Arya e Sansa, deixando Catelyn e seus outros filhos em Winterfell. A partir daí muitas, mas muitas coisas vão rolar o inverno vai chegar e até uma guerra começar.

Alguns personagens que valem a pena conhecer um pouco:

Lorde Eddard Stark casado com Catelyn Stark (da Casa Tully) futuro Mão do Rei.

Sansa (onze anos) e Arya Stark (nove anos) irmãs, mas uma completamente diferente da outra, Sansa sonha com vestidos, casamento e um príncipe enquanto sua irmã Arya quer aprender a arte de dominar uma espada, as duas têm lobos gigantes de estimação (encontrados filhotes no começo da história cada criança Stark ficou com um filhote) a Arya tem Nymeria e Sansa Lady.

Brandon Stark (Bran) sete anos, um bom escalador dos muros de Winterfell cai no começo da história e fica sem poder andar. Bran é acompanhado pelo seu lobo gigante Verão.

Robb (catorze anos) e Rickon Stark (três anos), Robb herdeiro de Winterfell e o mais velho dos filhos Starks vai amadurecer muito na história podendo se tornar um grande guerreiro, Rickon o mais novo dos Starks, pouco sabe do que se passa a sua volta por ainda ser uma criança. Rickon tem como lobo gigante Cão Felpudo e Robb Vento Cinzento.

Jon Snow (catorze anos) filho bastardo de Lorde Eddard Stark, não conhece e não sabe quem é sua mãe(EU SEIIIIIIIIIIIII  RÁAAA ), tem o desprezo da Senhora Stark, mas o carinho de seus meio-irmãos, Jon veste o negro e se junta a Patrulha da Noite, tem como lobo gigante de estimação Fantasma, encontrado separado dos outros tem pelagem branca e lealdade a Jon. Junto com Arya, Jon tem os capítulos mais interessantes do livro.

Cersei Lannister casada com o Rei Robert Baratheon é ousada e uma mulher impertinente irmã
gêmea de Jaime Lannister com quem tem um caso incestuoso. Tem três filhos, Joffrey, Myrcella e Tommem. Teme pela segurança de seus filhos e é uma mulher muito ambiciosa.

Tyrion Lannister irmão de Cersei e Jaime é um anão e por vezes tem o desprezo de seu pai Tywin Lannister, tem um papel interessante e de até certa importância na história por ser um anão não deixa de ser um guerreiro e mesmo sendo um Lannister é um dos meus personagens favoritos por ser audacioso com as palavras.

Viserys e Daenerys Targaryen (também conhecida por Dany), Dany vive a sombra de seu irmão que é conhecido por Rei Pedinte, ambicioso, mas muito impaciente e iludido se vê como rei por direito e sempre ameaça a irmã e avisa para “não acordar o dragão”, mas isso muda quando Dany casa com Khal Drogo e torna-se Khaleesi e engravida, sua história é paralela a dos Starks, Lannisters e os outros personagens, mas não menos importante e interessante.

Lógico que o livro tem muito mais personagens, mas esses são os que eu mais gostei e os mais interessantes e com certeza são os que chamam mais a atenção na leitura, o resumo e um pouco dos personagens foi só para saber um pouco mais do livro, e claro eu amei o livro (nem deu pra perceber né? risos) Martin é simplesmente um gênio e pode ser comparado facilmente com J. R. R. Tolkien, C. S. Lewis e J. K. Rowling, criou seu próprio mundo repleto de detalhes que você nem imaginaria pensar. E por mais que se passe entre guerras e tudo mais viveria facilmente nesse mundo criado por ele. Martin tem uma escrita incrivelmente simples, mas fantasticamente tão complexa com detalhes tão necessários que só nos aguça a ler mais e mais e mais, por mais que a letra seja pequena e a página grande (que só deixou um pouco a leitura cansativa único ponto negativo) eu não queria parar de ler. Meu maior medo ao começar a leitura era de ficar preso meses e meses na história, o que definitivamente não aconteceu comigo, propus um ritmo de leitura e com um pouco mais e ao terminar o livro eu fiquei triste e feliz ao mesmo tempo, por que triste? Por ter terminado o livro (mas uma hora tem que terminar,néh  rsrs) e feliz por saber que tenho mais quatro na minha estante (GANHEII DE ANIVERSARIOOO ) só esperando para serem lidos e que o autor ainda vai escrever mais.

No começo da leitura fiquei um pouco confuso com tantas informações e tantos nomes e personagens, mas no decorrer eu me acostumei com cada nome, cada lugar, cada personagem. O livro tem capítulos curtos, o que facilitou a leitura, cada capítulo tem o nome de um personagem e assim vai intercalando cada história, pontos de vista e lugares diferentes, isso eu adorei, aguçou muito a minha curiosidade, pois termina um capítulo de um determinado personagem e eu ficava muito curioso para saber o que ia acontecer e isso só ia saber capítulos depois. E o final do livro terminou de tal maneira que me deixou muito ansioso para o segundo livro.

E então assim tão de mansinho esse livro entrou para lista dos meus favoritos e tenho certeza que ao ler os outros a série vai me conquistar ainda mais e ser uma das minhas favoritas também. A história tem tudo que um leitor pode querer do romance a ação, de intrigas a traição e sexo, da comédia ao drama então caro leitor se você gosta de uma história com tudo isso e muito mais e ainda ambientada num mundo tão fantástico num enredo incrível, não perca tempo comece a ler esse livro, pois eu indico! Ainda lerei o próximo daqui a alguns meses, mas a história está tão viva na minha memória que dificilmente vou esquecer tão cedo.

Bom e voltando lá no inicio da resenha quando eu falei que ia ser difícil de escrever, afinal saiu e não foi tão difícil assim, pois quando se escreve do que a gente gosta a escrita flui e todas as sensações que eu tive ao ler o livro transformei e revivi em palavras nesta resenha e isso foi revigorante!
                                                                                                                               
                                                                                                                                      Kisser R-



Nenhum comentário:

Postar um comentário